Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Siderasis fuscata (Lodd.) H.E.Moore EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 11-09-2012

Criterio: B1ab(ii,iii,v)+2ab(ii,iii,v)

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Siderasis fuscata é uma espécie herbácea endêmica do Brasil. Ocorre nos sub-bosques das Florestas Litorâneas do Estado do Rio de Janeiro, na faixa altitudinal sub-montana, indicando alta especificidade de hábitat. A EOO estimada é inferior a 5.000 km² e a AOO é menor que 500 km², colocando a espécie na categoria "Em perigo" (EN). As subpopulações conhecidas estão localizadas em florestas de região metropolitana, nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, que tiveram 82,4% e 77,3% de área desmatada, limitando a população a localidades severamente fragmentadas. Embora as localidades conhecidas estejam inseridas em áreas de proteção integral (SNUC), o fácil acesso humano e outros fatores advindos da expansão urbana são ameaças que resultam no declínio da qualidade do hábitat da espécie. O potencial ornamental de S. fuscata torna o extrativismo uma ameaça que causa o declínio da AOO e do número de indivíduos maduros. Ademais, o registro botânico mais recente foi coletado em 1982, de modo que se fazem necessárias maiores investigações sobre a atual distribuição da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Siderasis fuscata (Lodd.) H.E.Moore;

Família: Commelinaceae

Sinônimos:

  • > Pyrrheima fuscatum ;
  • > Pyrrheima loddigesii ;
  • > Pyrrheima loddigesii var. minus ;
  • > Siderasis acaulis ;
  • > Pyrrheima minus ;
  • > Tradescantia fuscata ;
  • > Tradescantia hirsutissima ;
  • > Pyrrheima loddigesii var. loddigesii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Potêncial valor econômico

​Potencial ornamental.

Distribuição

Restrita ao Estado do Rio de Janeiro (Aona; Pellegrini, 2012), a espécie foi encontrada na Floresta da Tijuca e no Pico Alto Moirãot.

Ecologia

Erva rizomatosa, formando touceiras, no sub-bosque (Barreto, 2009)

Ameaças

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A fragmentação deecossistemas é a maior alteração ambiental causada pelo homem na baixadacosteira fluminense, tendo como uma das ameaça a atividade agrícola (Carvalhoet al., 2004).

1.1.2 Wood plantation
Incidência local
Severidade high
Detalhes A fragmentação de ecossistemas é a maior alteração ambiental causadapelo homem na baixada costeira fluminense, tendo como uma das ameaças o plantioe a extração de madeira (Carvalho et al., 2004).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade high
Detalhes Os remanescente de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro, correspondem a 18,38% da área original do Bioma no Estado (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de Dados" (DD) segundo a Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008),anexo 2.

Referências

- AONA, L.Y.S.; PELLEGRINI, M. O. O. Commelinaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB006940>.

- BARRETO, R. C.GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G. DE; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. DA. Commelinaceae. Belo Horizonte, MG: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009.

- CARVALHO, F. A.; NASCIMENTO, M. T.; OLIVEIRA, P. P.; RAMBALDI, D. M.; FERNANDES, R. V. A importância dos remanescentes florestais da Mata Atlântica de baixada costeira fluminense para a conservação da biodiversidade na APA da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado/IBAMA ? RJ. Fundação O Boticário de Proteção à Natureza: Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, 2004.

- FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA; INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica: Período 2008-2010. 2011. 122 p.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Siderasis fuscata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Siderasis fuscata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 11/09/2012 - 19:32:14